sexta-feira, 10 de junho de 2016

ARTE RUPESTRE - SITIO ARQUEOLOGICO DE BURITIZAL EM VALENÇA DO PAIUÍ

Resultado de imagem para sitio arqueologico de buritizal em valença do piauí

A cidade de Valença do Piauí, localizada a 201  km de Teresina, possui um acervo arqueológico bastante diversificado. Segundo os estudiosos no assunto, especificamente os que por aqui já passaram, as pinturas rupestres possuem uma datação entre 7 a 12 mil anos. A fotografia acima pertence ao grupo pintadas II, como parte do acervo arqueológico da comunidade Buritizal zona rural da cidade de Valença do Piauí, cerca de 21 km do perímetro urbano. No Buritizal, além dos vários sítios arqueológicos, existem muitas formações geológicas em rochas de arenito uma vez que fazemos parte do grupo do sistema orográfico do Piauí, codinominado de "cuesta do centro". Quanto ao patrimônio imaterial, a comunidade Buritizal é uma referência, cujo conteúdo permeia das histórias de tancoso advinda dos ancestrais, como citações de ufologia no Morro do Pereira. A lenda do galo que ocorre no Arco da Igreja, é de deixar qualquer um arrepiado somando com a aparição do cão (ao Isaque na estrada que ruma para o Fumal). São estas histórias que fazem a diferença e solidifica o patrimônio Imaterial das comunidades.
Texto: Prof. Esp. Antonio Jose Mambenga

Um comentário:

  1. eu estou querendo demais saber com detalhes dessas histórias do cão que apareceu ao isaque e do gaalo que canta no arco da igreja... tou querendo publicar elas no blog dos Causos. Se tiver algo aí que ppossa usar ou se quiser escrevê-llas pra mim eu publico lá... se tiver imagens dos cenarios em que estão ambintadas as histórias ou do moço que viu o cão seria de grande ajuda para ilustrar o post. pode me mandar pelo face ou para gibarbosa03@hotmail.com. só me avisa que envioou se for pro email pq se eu nao ver pode ir pra lixeira e com 10 dias ser excluido...

    ResponderExcluir